• Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

Av Portugal, nº 470, Setor Oeste, Goiânia - GO  | Tel.: (62) 3924-4300  Cel.: (62) 99695-5337

Tug of war: você sabe o que é?

January 13, 2017

Você sabe o que é o Tug? 

 

Os pets adoram o jogo do tug, tug of war ou o famoso "cabo de guerra". O tug é um jogo que funciona quando bem aplicado e consiste em  puxar cordas, brinquedos e os cães ainda aprendem brincando. Ao contrário do cabo de guerra praticado pelos humanos, cujo intuito é a competição e vence é quem tem mais força, no mundo canino o incentivo não é o mesmo. O princípio do ato de pegar um pedaço de corda, pau ou qualquer outro objeto para puxar em uma das partes é o comportamento da cooperação para os cães. Note que os cães normalmente brincam de tug em conjunto, seja com outros cães ou humanos e, se um destes soltar a corda, a brincadeira deixa de ter graça, ou seja, ninguém perdeu. 

 

O tug também ensina o cão a auto controlar-se, a aprender comportamentos muito importantes como "pega", "larga" e "chega". É uma forma de construir um relacionamento saudável e duradouro com o seu amigo de quatro patas e ótima para despender energias para exercitar o cão fisicamente e mentalmente.

 

Exceção

 

Existem exceções e, para isso é preciso estar atento. Caso o seu cão apresente comportamento agressivo ou possessivo ele é notado não somente na brincadeira, mas também quando ele faz guarda na vasilha de comida, com o sofá ou com o brinquedo favorito, ele não está brincando de tug. Sendo assim, para jogar tug com seu cão é preciso ensiná-lo a deixar de ser agressivo e possessivo.

 

Existem algumas regras simples para que você possa ajudá-lo a brincar, mas é o ideal é consultar um especialista em comportamento canino. Primeiramente é preciso que o tutor dê algum sinal para que o cão possa pegar a corda. Sempre que o tutor der o comando de largar, o cão deve fazê-lo imediatamente. Portanto, é preciso ensinar o "pega" e o "larga". O "chega" também pode ser ensinado.

 

 

 

Vale à pena o esforço, que não é tão grande assim. Normalmente os cães aprendem quando são bem ensinados. Bom jogo!
 

Fontes:

Cláudia Estanislau - especialista em comportamento e treinamento canino

Cãosciência - http://caosciencia.blogspot.com.br/2012/03/tug-of-war-incentiva-agressao-nos-caes.html

Compartilhar
Twitter
Please reload

DESTAQUE

Quero um dog para apartamento, e agora?

May 2, 2018

1/8
Please reload

Please reload

TAGS